
Nome: Francisco Jesuíno Avanzi, o famoso Chicão.
Nascimento: 30.01.1949 - Piracicaba - São Paulo
Altura: 1,85 m. Peso: 84 quilos.
Posição:Volante
Equipes que já defendeu: XV de Piracicaba, Ponte Preta (antes do SPFC), Atlético Mineiro, Santos, Corinthians de Prudente, São Bento(SP) Botafogo de Ribeirão Preto,Mogi-Mirim e Seleção Brasileira..
Títulos: Campeão Paulista de 75 , Campeão Brasileiro 77 - São Paulo F.C.
O 'deus da raça' ! Chicão era assim, incansável nos desarmes, se destacava mais por sua disposição do que por sua técnica. Mesmo com o problema crônico no nervo ciático, quando a bola rolava, ele era o dono da festa, nem parecia que sofria de tal mostrando que a vontade oculta e muito bem a dor.
Paulista de Piracicaba, Chicão começou sua carreira no XV de Piracicaba, o famoso 'Nhô Quim' da época. Cilinho, técnico na época, foi quem levou o jogo duro Chicão para o profissional, no qual se destacou e venceu muito com o manto tricolor.
Já na Seleção, Chicão foi conhecido por 'Matador' pelos hermanos, por ter sua estrela Mario Kempes anulada em campo e ainda com uma entrada nada amistosa do volante que entrou no lugar de Cerezo, foi sua primeira partida como titular na Seleção, pois Coutinho na época, queria uma marcação mais firme nos hermanos.
Odiado pelo Galo! Na final do Brasileiro de 77 contra o Atlético - MG, Chicão foi acusado de quebrar, propositalmente, a perna de Ângelo, ao pisar nela depois de um carrinho dado por Neca. A partir de então, o monstro Chicão, passou a ser odiádo por tal. Mas no fim das contas, São Paulo campeão e Chicão considerado o melhor em campo.
Que cartão foi esse? Líder em campo, Chicão mostrava sua personalidade mesmo quando questionava os árbitros. Tanto que numa dessas ao dizer 'Vê se apita direito essa porcaria!' que o mestre da raça levou um cartão amarelo antes do início do jogo, dado José de Assis de Aragão, árbitro da partida.
Na madrugada do dia 8 de outubro de 2008, falece o 'deus da raça' tricolor, deixando saudades em toda a nação, inclusive por sua passagem na Seleção Brasileira, devido a complicações de um câncer do esôfago. O velório e sepultamento foram realizados em Piracicaba, cidade natal do guerreiro. Mas concerteza este guerreiro em campo deixou a sua marca, como mostra de vontade e determinação.
VALEU CHICÃO! VALEU GUERREIRO!
Acompanhe o Cativa no Twitter.
http://www.twitter.com/cativatricolor
Vamo São Paulo, Vamo São Paulo. Vamo ser campeão.
Equipe Cativa Tricolor
Graaaaande Chicão!!!
ResponderExcluirImpressionante como o futebol está cada vez mais careta e mais mecanico, hj um jogador com o dedinho do pé doendo nem em campo entra...contratos milhonários e o amor a camisa qse não existe mais....Sim esses ídolos são raridade, obrigado Rogerio Ceni, seremos etrnamente gratos por vc existir..
Valeu Chicão
Abraços
Douglas Ortolan