quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Série Retrô Cativa | Valdir Perez


Ficha técinica:
Nascimento
: 02.01.1951 - Garça - São Paulo
Altura: 1,80 m. Peso: 81 quilos.
Posição: goleiro
Equipes que já defendeu: A.A. Ponte Prete, S.C. Corinthians e Seleção Brasileira nos anos de 74 e 78.
Títulos: Campeão Paulista de 75,80,81 - São Paulo F.C. Campeão Brasileiro 77 - São Paulo F.C.

Um arqueiro de peso! Valdir Perez de Arruda será sempre lembrado pelo São Paulo F.C. como o mestre dos penaltis, aquele em que qualquer batetor nem ousaria a sonhar em pegar cara-a-cara. Frio e cauculista, cartimbeiro nato, mas grande gozador, esse sim era o arqueiro Valdir Perez, que mesmo em momentos daquele famoso 'frango' , ria do feito.

Qual são-paulino que ainda não viu Valdir em momentos de pênalti, em que ele fazia questão de enervar ao máximo os teus adversários. Assim foi em 95, na final contra a portuguesa, ou mesmo em 77, no ano do título nacional, provocando Márcio em pleno Mineirão.

A partir do ano de 74, o torcedor tricolor pode acompanhar de perto a trajetória deste arqueiro que se não é o melhor na posição, é um dos melhores. Este tinha o brio de chamar a responsabilidade pra si nos momentos importantes, via-se isto nos pênaltis. Pena que não se promoveu como Leão, que atuava no Palmeiras na época, os dois dividiam igualados, mas Leão sabia se promover, sabia falar a língua que a mídia queria. Já Perez, com seu jeitão intrínseco, se dedicava ao trabalho e não gostava muito de mídia, apenas de fazer o que nascer para fazer : jogar futebol.

Trajetória! Contrariando os dias de hoje, em que se permanece pouco tempo em um clube, Valdir atuou por 8 anos no tricolor paulista, escrevendo seu nome na história do clube. Titular da Seleção Brasileira de 82, não se sagrou campeão com a mesma, mas quem não se lembra de um dos melhores elencos da seleção canarinho, considerada uma das melhores que já tivemos.

Gafes! Em 82, o grande pegador de penaltis, tomou um frango na primeira partida, mas se redimiu e muito bem na bela atuação diante dos hermanos argentinos, pegando três bolas e uma a queima roupa.

Este era Valdir. Mestre catimbeiro. Um cara em que se via nos olhos o prazer de atuar, um verdadeiro ícone tricolor, e que sim, deixou saudade!

Veja no vídeo Valdir Perez atuando pelo tricolor:



Acompanhe o Cativa no Twitter.
http://www.twitter.com/cativatricolor
Participe da Liga do Cativa no Cartola FC.
http://migre.me/4hiR

Vamo São Paulo, Vamo São Paulo. Vamo ser campeão.

Equipe Cativa Tricolor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário e faça parte da Família Cativa.