terça-feira, 1 de setembro de 2009

O Impacto da Janela de Transferências no Brasilerão

A Janela de transferências acabou. E muitos clubes respiram aliviado por ela ter chegado ao fim. Com o começo do 2º turno do Brasileirão muitas equipes vem com uma base bem modificada em relação ao primeiro turno. Mas nem só de lamentações foi esse período. Muitos times conseguiram ganhar um bom dinheiro e ainda reforçaram ainda mais o seu bom plantel.


Vamos as análises dos 20 times da série A (serão considerados apenas a venda de atletas para o exterior e a contratação de atletas que estavam atuando fora do Brasil).

Atlético-MG
Contratou: Correa (meia que estava no Dynamo de Kiev), Pedro Oldoni (atacante que estava no Valladolid da Espanha), Coelho (lateral que estava atuando na Itália), Rentería (atacante que estava em Portugal) e Jorge Luiz (zagueiro que estava no futebol coreano)
Vendeu: Leandro Almeida (zagueiro acertou sua ida para a Ucrânia) e Kléber (atacante foi emprestado ao Marítimo de Portugal).
Balanço: Manteve a boa base do time e trouxe reforços para setores carentes. Mas vai precisar provar que não é cavalo paraguaio.

Atlético-PR
Contratou:
Não trouxe ninguém do exterior.
Vendeu:
Rafael Santos
Balanço: Manteve a base do time e vai tentar buscar uma vaguinha na Copa Sul-Americana.

Avaí
Contratou: Augusto (zagueiro que estava na Suíça)
Vendeu: Lima (atacante foi para a Ucrânia)
Balanço: A surpresa do campeonato manteve o bom time que tem. Apesar do técnico e o elenco falarem que o objetivo é escapar do rebaixamento, o time deve lutar mesmo é pela sul-americana e se possível pela Libertadores.

Barueri
Contratou: Não trouxe ninguém do exterior.
Vendeu: Pedrão (o atacante foi para o futebol árabe)
Balanço: Tem um bom time e manteve as principais peças apesar de ter perdido o artilheiro Pedrão. Deve garantir a sua participação na Sul-Americana de 2010.

Botafogo
Contratou: Não trouxe ninguém do exterior.
Vendeu: Nenhum jogador foi vendido para o exterior.
Balanço: Manteve o time que tem e tenta escapar do rebaixamento.

Corinthians
Contratou: Edu (volante que veio do Valencia), Balbuena (lateral direito paraguaio), Paulo André (zagueiro que estava no futebol francês), Marcelo Mattos (volante que estava no Panathinaikos da Grécia) e Defederico (jovem meia argentino que atuava no Hurácan).
Vendeu: Douglas (o meia foi para o futebol árabe) Cristian e André Santos (o volante e o lateral esquerdo foram atuar no Fenerbahce da Turquia) e Jean (o zagueiro foi para o futebol russo). Além desses, o time emprestou o meia Lulinha ao Estoril de Portugal.
Balanço: Perdeu 3 peças da base que conquistou o acesso a série A e o título Paulista e da Copa do Brasil e se livrou do fraquíssimo Jean. Contratou Edu e repatriou, por empréstimo, o volante Marcelo Mattos para repor a saída de Cristian e apostou em Defederico para o lugar de Douglas. Mas o time ainda sofre com a saída de André Santos já que ainda não achou um especialista na posição e perdeu Sylvinho para o Manchester City.

Coritiba
Contratou: Não trouxe ninguém do exterior.
Vendeu: Nenhum jogador foi vendido para o exterior.
Balanço: Tem um bom time, mas que ainda não achou uma maneira de jogar. Luta contra o rebaixamento.

Cruzeiro
Contratou: Gilberto (lateral-esquerdo que veio do Tottenham), Patric (lateral-direito que estava no Benfica), Cláudio Caçapa (zagueiro que estava no Newcastle), Leandro Lima (meia que estava no Porto) e Guerrón (meia equatoriano que estava no Getafe da Espanha).
Vendeu: Ramires (o volante foi para o Benfica), Wagner (o ex-camisa 10 celeste acertou sua ida para o Lokomotiv de Moscou) e Gérson Magrão (o coringa da equipe foi para o Dynamo de Kiev).
Balanço: Perdeu o craque do time que era o volante Ramires, vendeu o bom Wagner e se livrou de Gerson Magrão. Reforçou a zaga com um experiente zagueiro e um bom lateral direito e trouxe o experiente Gilberto e apostou em Leandro Lima e Guérron para tentar uma difícil vaga na Libertadores 2010.

Flamengo
Contratou: David (jovem zagueiro que estava no futebol grego), Bruno Mezenga (atacante que estava na Turquia), Denis Marques (atacante que estava no futebol japones) e Maldonado (volante que estava na Turquia).
Vendeu: Emerson (atacante foi para o futebol árabe)
Balanço: Manteve as principais peças e reforçou alguns setores carentes. Precisa acertar o meio campo e ser menos dependente do Adriano para tentar brigar por Sul-Americana ou Libertadores.

Fluminense
Contratou: Fábio Santos (volante que estava na França), Adeílson (atacante que estava no Nice da França), Urrutia (meia que estava na LDU) e Paulo César (lateral que estava no Toulouse).
Vendeu: Romeu (Atacante foi vendido para o Larisa da Grécia)
Balanço: Contratou alguns jogadores para ver se consegue escapar do rebaixamento, o que é uma tarefa dificílima pois o time está em péssima fase.

Goiás
Contratou: Fernandão e Robert
Vendeu: Nenhum jogador foi vendido para o exterior.
Balanço: Manteve a excelente base do time e ainda trouxe o experiente Fernandão. Pouco se fala no esmeraldino mas o time é um dos fortes candidatos ao título do Brasileirão.

Grêmio
Contratou: Lúcio (lateral que estava no Hertha Berlim), Renato (meia que estava no futebol árabe) e Fábio Rochemback (volante que estava no Sporting de Portugal).
Vendeu: Nenhum jogador foi vendido para o exterior.
Balanço: Reforçou o setor esquerdo do time e trouxe dois excelentes jogadores para o meio-campo. Se melhorar o desempenho fora de casa brigará forte por vaga na Libertadores.

Internacional
Contratou: Edu (meia que estava no Bétis)
Vendeu: Nilmar (o atacante foi para o Villareal da Espanha) e Rosinei (o meia foi para o futebol mexicano)
Balanço: Perdeu Nilmar, mas tem um bom elenco e trouxe o excelente Edu para tentar a conquista do título.

Náutico
Contratou: Não trouxe ninguém do exterior.
Vendeu: Gilmar (o artilheiro do Timbu foi para a França).
Balanço: Perdeu a referência do time no ataque e vai com o que tem para tentar escapar novamente do rebaixamento.

Palmeiras
Contratou: Robert (atacante que veio do América do México), Figueroa (lateral-direto do Colo-Colo) e Vagnér Love (o atacante vem por empréstimo até o meio do ano de 2010 para o alviverde).
Vendeu: Keirrison (que se transferiu para o Barcelona e foi emprestado ao Benfica) e Mozart (que acertou sua ida ao Livorno da Itália).
Balanço: Prometeu manter os jogadores e conseguiu cumprir a promessa. Vendeu apenas o contestado Keirrison e repatriou um ídolo da torcida para ser seu substituto. Também se livrou de Mozart que não vinha rendendo nada. Apesar de te sofrido muito assédio em cima de outros atletas, a diretoria os manteve e vai forte para tentar a conquista do título Brasileiro.

Santo André
Contratou: Sidney (volante que estava no Trofense)
Vendeu: Nenhum jogador foi vendido para o exterior.
Balanço: Manteve a base do time e luta contra o rebaixamento.

Santos
Contratou: Jean (atacante que estava no futebol árabe), George Lucas (lateral direito que estava no Celta da Espanha) e Emerson (volante que estava no Milan).
Vendeu: Molina (o meia foi para o futebol coreano).
Balanço: Trouxe jogadores experientes e manteve as principais promessas do time para tentar uma vaga na Libertadores de 2010

Sport
Contratou:
Arce (atacante boliviano que já atuou pelo Corinthians e veio do Al-Arabi do Qatar).
Vendeu: Weldon (o atacante acertou sua ida para o Benfica de Portugal)
Balanço: Manteve a maioria dos jogadores e vendeu o melhor atacante do time. É um time mediano no papel, mas está em péssima fase e vai ser difícil escapar do rebaixamento.

São Paulo
Contratou: Adrián González (lateral direito que veio do San Lorenzo da Argentina) e Nelson Saavedra (zagueiro que veio do Palestino do Chile). Além destes renovou o empréstimo do zagueiro Rodrigo até o fim do ano.
Vendeu: Eduardo Costa (Por 6 milhões de reais o volante se tranferiu para o Mônaco da França)
Balanço: Manteve a base e trouxe um especialista para uma das posições carentes do time. Conseguiu fazer dinheiro com um atleta que já tinhas muitas peças de reposição no setor.

Vitória
Contratou: Derlei (atacante que estava no futebol Português).
Vendeu: Emprestou o atacante Neto Baiano para o futebol japonês (o clube não foi revelado).
Balanço: Trocou o técnico e manteve o bom time que tem. Deve conquistar uma vaguinha na Sul-Americana e vai brigar pelo título da atual edição do torneio continental.

Acompanhe o Cativa no Twitter.
http://www.twitter.com/cativatricolor
Participe da Liga do Cativa no Cartola FC.
http://migre.me/4hiR

Vamo São Paulo, Vamo São Paulo. Vamo ser campeão.

Equipe Cativa Tricolor

2 comentários:

  1. Legal a análise que fizeram. Acho que o Tricolor e os porcos se saíram bem na janela.

    Agora é o Ricardo Gomes parar de imitar o Muricy e não improvisar mais.

    Vai meu time (sem contar com Hernanes machucado)

    Rogerio
    Rodrigo Andre Miranda
    Adrian Jean Richarlyson Marlos Jorge Wagner
    Borges (sem fazer biquinho) e Dago

    abraços

    Ericson Zecca

    ResponderExcluir
  2. Com certeza!!

    destaque também para o Inter que trouxe o bom Edu e manteve a excelente base do time.

    Quanto ao time concordo e acho que o Marlos deve ser mesmo muito mais aproveitado!!!


    abraçosss

    ResponderExcluir

Participe. Deixe seu comentário e faça parte da Família Cativa.