quarta-feira, 2 de setembro de 2009

19 ANOS - VALEU CAPITÃO!

Rogério Mücke Ceni (Pato Branco, 22 de janeiro de 1973), tricolor de coração, goleiro. Revelado em 1990 pelo Sinop, foi contratado no mesmo ano pelo São Paulo, equipe da qual é titular desde 1997.

O Capitão Tricolor comemora nesta semana 19 anos de dedicação e serviços muito bem prestados ao São Paulo F. C.

Sensacional como pessoa, o ídolo tricolor além de se fazer presente tem uma liderança inestimável. Líder em campo, ergueu o caneco do campeonato brasileiro nos últimos três anos além de Mundial Interclubes e Libertadores. Sem contar os recordes pessoais e o título de goleiro - artilheiro.

Recordes

No dia 27 de julho de 2005 completou 618 jogos pelo clube tornando-se o jogador que mais vezes atuou com a camisa do São Paulo FC, quebrando o recorde de 617 partidas que pertencia a Valdir Peres.

No dia 26 de julho de 2006, ao anotar, de pênalti, o gol da vitória do São Paulo sobre o Guadalajara, tornou-se o maior artilheiro do São Paulo na história da Libertadores ao lado de Palhinha, Pedro Rocha e Müller, com dez gols marcados.

No dia 22 de julho de 2007, na vitória do São Paulo por 2 a 1 sobre o Cruzeiro no Mineirão, completou 309 jogos em campeonatos brasileiros atuando pelo mesmo time quebrando o recorde que pertencia a Roberto Dinamite que havia atuado em 308 partidas pelo Vasco da Gama.

No dia 1º de setembro de 2007,com uma goleada de 6x0 sobre o Paraná, no Morumbi, no dia 1º de setembro de 2007, Rogério se tornou o goleiro são-paulino com a maior série de jogos sem sofrer gols em Campeonatos Brasileiros, superando Valdir Peres, que ficou 694 minutos sem ser vazado, em 1983 [4]. A série foi interrompida aos 47min do segundo tempo da vitória de 2 a 1 sobre o Santos, em 15 de setembro, após nove jogos inteiros e dois parciais sem ter que ir buscar a bola no fundo das redes. No total, foram 988 minutos sem sofrer gols, que colocaram Rogério à frente da terceira maior seqüência invicta da história do Campeonato Brasileiro (perde para Jairo do Corinthians em 1978, com 1132 minutos; e Emerson Leão do Palmeiras em 1973, com 1057 minutos).

No dia 19 de agosto de 2009, com um vítória sobre o Fluminense por 1x0, Rogério Ceni tornou-se o jogador que mais partidas jogou da história do Campeonato Brasileiro, superando Zinho, que jogou por Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro, que detinha o recorde com 369 partidas.


Goleiro artilheiro

O primeiro gol de Rogério foi marcado numa cobrança de falta em 15 de fevereiro de 1997, contra o União São João, em Araras, pelo Campeonato Paulista. No dia 20 de agosto de 2006, Rogério tornou-se o maior goleiro artilheiro da história ao marcar, contra o Cruzeiro, em cobrança de falta ensaiada, seu 63º gol em partidas oficiais, superando a marca de 62 gols que antes pertencia ao goleiro paraguaio José Luis Chilavert. Nesse mesmo jogo marcou outro, de pênalti, chegando aos 64 gols.

Além do jogo em que quebrou o recorde, o goleiro-artilheiro fez dois gols numa mesma partida outras quatro vezes. A primeira contra a Inter de Limeira, na casa do adversário, pelo Campeonato Paulista, em 25 de abril de 1999: vitória de 2 a 1 com um gol de pênalti e outro de falta. A segunda dobradinha veio em 17 de julho de 2004, pelo Campeonato Brasileiro, agora no Morumbi, outra vitória por 2 a 1, esta sobre o Figueirense, também com um pênalti e uma falta. No vitória por 4 a 0 frente ao Tigres, do México, pelas quartas-de-final da Taça Libertadores da América de 2005 fez dois gols de falta. Com um pênalti desperdiçado, Rogério perdeu a chance de marcar pela primeira vez três gols num mesmo jogo. O quarto jogo em que Rogério marcou dois gols em uma só partida foi contra o Vasco da Gama, no Morumbi, pela décima sétima rodada do Campeonato Brasileiro de 2008. O placar foi 4 a 0 e o goleiro-artilheiro anotou os dois últimos, um de pênalti e outro de falta.

O Palmeiras é o time contra o qual mais fez gols (7), seguido pelo Cruzeiro e Vasco da Gama (5). 2005 foi o ano em que mais balançou as redes, com 21 gols, sendo o último deles na semi-final do Mundial de Clubes, contra o Al-Ittihad, da Arábia Saudita.

Um fato curioso é que em todas as partidas em que ele marcou no mínimo um gol, o time do São Paulo nunca foi derrotado. Nos jogos em que marcou gols, Rogério e o São Paulo contam com 60 vitórias e 18 empates.

Total de gols marcados: 85
Gols de falta: 47
Gols de pênalti: 36
Gols em amistosos (não-oficiais): 2 (ambos de falta)

PARABÉNS ROGÉRIO!Esta é apenas uma homenagem do blog Cativa Tricolor para aquele que já nos rendeu muitas alegrias. Obrigado Capitão.






Acompanhe o Cativa no Twitter.
http://www.twitter.com/cativatricolor
Participe da Liga do Cativa no Cartola FC.
http://migre.me/4hiR

Vamo São Paulo, Vamo São Paulo. Vamo ser campeão.

Equipe Cativa Tricolor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário e faça parte da Família Cativa.