quinta-feira, 2 de julho de 2009

ELENCO| Meio Campo

Hoje a série Elenco do CT, não analisa apenas um jogador. A matéria será sobre um setor do nosso time que é muito priorizado pelo nosso novo treinador, o meio campo. Durante o ano o setor foi pouco efetivo, passando bem longe dos desempenhos eficientes dos últimos anos e agora o novo treinador quer que essa parte fundamental do time volte a funcionar bem durante os jogos.


Atualmente temos no elenco os volantes Zé Luís (que vem jogando de lateral), Eduardo Costa, Arouca, Wellington, Jean, Richarlyson e Hernanes, e os meias Hugo, Jorge Wagner, Oscar, Sérgio Motta e Marlos. Apenas 4 dessas opções serão escalados para serem os titulares do time.

Ricardo Gomes montou um losango no meio no jogo contra o Náutico formado por Edu Costa, Hernanes, Richarlyson e Marlos. O camisa 8 ficou sendo o responsável por proteger a defesa e com isso dar mais liberdade aos laterais. Hernanes e Richarlyson tinham como função marcar e sair com a bola e também aparecer como surpresa no ataque e Marlos foi o "cérebro" do time, criando as jogadas e encostando nos atacantes.

O treinador deixou claro a função de cada um e como opções para cada posição ele tem várias. Para a função de proteger a zaga além de Eduardo Costa, Jean (preferido da torcida para ser o titular) e Zé Luís são peças para a função. Nas funções de 2º volante Hernanes e Arouca e Wellington são opções para jogar pela direita e na esquerda Richarlyson, Jorge Wagner (que deve ser titular contra o Coritiba devido a contusão do camisa 20) podem atuar por ali. Para fazer o setor de ligação Marlos, Oscar, Hugo e Sérgio Motta ficam a disposição do treinador.

Outras variações podem ser feitas como um quadrado no meio, com 2 volantes e 2 meias ou até mesmo colocar um dos meias de ligação como 2º volante tanto pelos dois lados do campo. Outra opção é usar o atacante Dagoberto como meia, algo que o ex-técnico Muricy fazia constantemente devido ao poder de marcação que o jogador adquiriu.

Ricardo Gomes já vai montando o time ao seu estilo e manda a campo uma equipe compacta que defende muito bem sem a bola e ataca com eficiência quando está em poder da redonda, mas ao mesmo tempo protege a defesa para um possível contra-ataque do adversário. Na formação temos dois defensores, dois laterais, um volante defensivo, dois meias que marcam e buscam o jogo, um que cria e se movimenta constantemente e dois homens de área; um mais fixo na área e outro que sai mais para o jogo.

O meio de campo deve voltar a ser eficiente para que o time novamente possa ir em busca das vitórias e dos títulos para o Maior do Mundo.

Imagens: Vipcomm

Acompanhe o Cativa no Twitter.
http://www.twitter.com/cativatricolor

Vamo São Paulo, Vamo São Paulo. Vamo ser campeão.

Equipe Cativa Tricolor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário e faça parte da Família Cativa.